Para driblar um dos maiores problemas dos carros elétricos é o peso da bateria, um grupo europeu estão
investindo na criação de um novo material que
transforma a lataria do carro em dispositivo de
armazenamento de energia.
Segundo os cálculos divulgados, o carro cujo corpo
todo serve de bateria recarregável pesaria até 15%
menos.
O material, além de recarregável, seria capaz de
armazenar energia da frenagem.
O projeto teve início este ano e foi organizado pelo
Imperial College de Londres; ele recebeu 3,5 milhões
de euros da Uniãoo Européia e reúne nove empresas e
institutos europeus para desenvolver um novo material
que substitua o aço na lataria. Entre todas as
participantes, a Volvo Cars é a única fabricante.
Carbono e plástico
Os principais desafios de desenvolvimento de carros
híbridos e elétricos são tamanho, peso e custo das
atuais baterias. Para usar as tecnologias existentes
hoje em dia são necessário usas baterias muito grandes,
o que só aumenta o peso do carro.
Por isso, foi desenvolvida uma mistura de fibras de
carbono e resina plástica capaz de armazenar mais
energia e de forma mais rápida do que qualquer bateria
convencional. Ao mes mo tempo, o material éextremamente resistente e moldável, o que significa
que pode assumir a forma dos painéis de um carro.
De acordo com os cálculos, o peso do carro poderia
ser cortado em 15% se painéis de aço fossem
substituídos pelo novo material.
A previsão de duração do projeto é de mais 3 anos;
neste primeiro estágio inicial, o foco estão no
desenvolvimento do material e estudo de maneiras para
produzi-lo em escala industrial.
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