“Todo mundo está pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos...

Quando é que se pensará em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Lataria de bateria em carro elétrico

Para driblar um dos maiores problemas dos carros elétricos é o peso da bateria, um grupo europeu estão investindo na criação de um novo material que transforma a lataria do carro em dispositivo de armazenamento de energia.
Segundo os cálculos divulgados, o carro cujo corpo todo serve de bateria recarregável pesaria até 15% menos.

O material, além de recarregável, seria capaz de armazenar energia da frenagem.
O projeto teve iní­cio este ano e foi organizado pelo Imperial College de Londres; ele recebeu 3,5 milhões
de euros da Uniãoo Européia e reúne nove empresas e institutos europeus para desenvolver um novo material que substitua o aço na lataria. Entre todas as participantes, a Volvo Cars é a  única fabricante.



Carbono e plástico
Os principais desafios de desenvolvimento de carros híbridos e elétricos são tamanho, peso e custo das atuais baterias. Para usar as tecnologias existentes hoje em dia são necessário usas baterias muito grandes, o que só aumenta o peso do carro.
Por isso, foi desenvolvida uma mistura de fibras de carbono e resina plástica capaz de armazenar mais energia e de forma mais rápida do que qualquer bateria convencional. Ao mes mo tempo, o material éextremamente resistente e moldável, o que significa que pode assumir a forma dos painéis de um carro.
De acordo com os cálculos, o peso do carro poderia ser cortado em 15% se painéis de aço fossem substituí­dos pelo novo material.
A previsão de duração do projeto é de mais 3 anos; neste primeiro estágio inicial, o foco estão no desenvolvimento do material e estudo de maneiras para produzi-lo em escala industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário