“Todo mundo está pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos...

Quando é que se pensará em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”

sábado, 23 de outubro de 2010

REGULAMENTO "Ação entre Amigos"



AÇÃO ENTRE AMIGOS DA BIOLOGIA
Nº 1.10.10


As alunas representantes do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas do Unilasalle (CABIO) realizam a primeira arrecadação de verbas por meio da venda de rifas, para realizarem as primeiras ações em prol do curso de Ciências Biológicas.
REGULAMENTO:
Este regulamento vem esclarecer também que o Centro Universitário La Salle Canoas/RS, não tem qualquer participação ou compromisso com o que for estabelecido neste regulamento, todo e qualquer assunto que seja correspondente a este processo deve ser esclarecido junto às integrantes do Centro Acadêmico de Ciências Bológicas.
Neste estão apontados as regras da Ação entre Amigos Nº 1.10.10, e tem como objetivo esclarecer quaisquer dúvidas dos participantes da ação, sendo as que seguem:
  1. São participantes todos que adquirirem, por meio da compra, números da Ação entre Amigos do concurso citado acima;
  2. A numeração a ser sorteada vai de 0.001 à 1.000, totalizando 1000 (mil) números;
  3. Cada número será vendido por R$ 2,00 e deverá ser pago no ato da aquisição do número;
  4. Todo participante tem direito de adquirir quantos números desejar;
  5. O responsável pela venda dos números deverá prestar contas a Tesouraria do CABIO até 03/12/2010.
  6. Quando efetuada a venda, o responsável pela venda deverá rubricar no canhoto á ser entregue, garantido confiabilidade para ambas as partes
           SORTEIO E PREMIAÇÃO:
O prêmio será sorteado pelo concurso da Loteria Federal que vai rodar no dia 04/12/2010, onde apenas os 04(quatro) últimos números sorteados no primeiro prêmio apontarão o vencedor, no caso, o milhar. (Veja exemplo na figura 01);


  1. Caso no primeiro sorteio não tenha ganhador, os 03 (três) últimos algarismos, ou seja, a centena do 1º (primeiro) prêmio sorteado no mesmo concurso vai apontar o ganhador. Caso nenhuma destas alternativas forem contemplar um ganhador, passa-se para o 2º(segundo) sorteio do mesmo concurso e usando as mesmas regras do 1º(primeiro) prêmio até o 5º prêmio do mesmo concurso, até sair um único ganhador, caso não ocorram ganhadores anteriormente;
  2. Caso não haja ganhador em nenhuma das alternativas descritas anteriormente dos cinco prêmios sorteados pela Loteria Federal apontar um ganhador, o prêmio será sorteado no próximo sábado (11/12/2010) pela Loteria Federal, sendo permitida a venda dos números que não foram comprados de 06 a 10 de dezembro de 2010.
  3. O prêmio a ser sorteado é um computador portátil Netbook, que deverá estar entre as marcas Semp Toshiba, Lenovo, Samsung, Mobile Qbex ou Philco no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais). O prêmio possui garantia de fábrica.
  4. Fica proibido ao vencedor, retirar o prêmio em dinheiro, somente o prêmio em espécie descrito acima.
DIVULGAÇÃO DO GANHADOR:
  1. O sorteio do prêmio poderá ser conferido diretamente pelo site: www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/federal/federal_resultado.asp, será divulgado no blog do CABIO, pelo site www.cabiounilasalle.blogspot.com e o sorteado será avisado pelo email ou telefone pelos membros do CABIO.
  2. O ganhador do prêmio deverá agendar a retirada do mesmo pelo e-mail cabiounilsalle@yahoo.com.br até o dia 31/12/2010 e apresentar no dia da retirada a rifa com a numeração sorteada que dará validade a retirada do prêmio.
  3. Caso o ganhador do prêmio não se manifeste até a data estabelecida e o Centro Acadêmico não consiga fazer contato após 03(três) tentativas via e-mail, telefone e divulgação no blog do CABIO, o prêmio será utilizado para a próxima ação de arrecadação.


RENDA ARRECADADA:
  1. A verba (lucro) arrecadada com a venda da rifa será destinada ao pagamento do registro em cartório do diretório acadêmico de Ciências Biológicas do Unilasalle, o CABIO, bem como o advogado que auxiliará o registro.
  2. Caso haja um saldo credor desta verba, este se destinará á realização da Festa de Fim de Semestre 2010/2 no qual, ocorrerá em dezembro/2010 para alunos, professores, membros do CABIO e demais participantes.
  3. As despesas com esta Ação entre Amigos estarão descrita no livro caixa da Tesouraria, bem como no Informativo Mensal Eletrônico (distribuído via email para os alunos da Biologia). E se encontra disponível para qualquer averiguação por partes interessadas.
  4. A Ação entre Amigos realizada pelo CABIO se coloca a disposição para qualquer esclarecimento de dúvidas pelo e-mail cabiounilsalle@yahoo.com.br. Sem mais, este regulamento se encerra aqui.


Canoas, 18 de outubro de 2010.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Japonês cria máquina que converte plástico de volta em petróleo


O Sr. Akimori Ito da japonesa Blest Corporation, apresenta sua invenção revolucionária, uma máquina que transforma plástico novamente em petróleo, ou seja, retornando o que poderia ser considerado lixo à sua própria matéria prima e dando muitos novos usos ao produto.
Sua máquina, consideravelmente pequena e portátil, aquece o plástico à centenas de graus Célsius, gerando o gás que se desloca ao recipiente conectado por um tubo na parte superior. Neste recipiente encontra-se água de torneira, responsável por resfriar o gás e, assim, converter em óleo. Esse óleo pode ser convertido posteriormente em gasolina, diesel ou querosene, podendo ser inclusive usado para abastecer veículos, geradores de energia ou fogões.
O processo converte 1Kg de plástico em aproximadamente 1 Litro de petróleo. Nem seria preciso dizer que esse processo reduz drasticamente a “pegada de carbono” da sociedade.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Lataria de bateria em carro elétrico

Para driblar um dos maiores problemas dos carros elétricos é o peso da bateria, um grupo europeu estão investindo na criação de um novo material que transforma a lataria do carro em dispositivo de armazenamento de energia.
Segundo os cálculos divulgados, o carro cujo corpo todo serve de bateria recarregável pesaria até 15% menos.

O material, além de recarregável, seria capaz de armazenar energia da frenagem.
O projeto teve iní­cio este ano e foi organizado pelo Imperial College de Londres; ele recebeu 3,5 milhões
de euros da Uniãoo Européia e reúne nove empresas e institutos europeus para desenvolver um novo material que substitua o aço na lataria. Entre todas as participantes, a Volvo Cars é a  única fabricante.



Carbono e plástico
Os principais desafios de desenvolvimento de carros híbridos e elétricos são tamanho, peso e custo das atuais baterias. Para usar as tecnologias existentes hoje em dia são necessário usas baterias muito grandes, o que só aumenta o peso do carro.
Por isso, foi desenvolvida uma mistura de fibras de carbono e resina plástica capaz de armazenar mais energia e de forma mais rápida do que qualquer bateria convencional. Ao mes mo tempo, o material éextremamente resistente e moldável, o que significa que pode assumir a forma dos painéis de um carro.
De acordo com os cálculos, o peso do carro poderia ser cortado em 15% se painéis de aço fossem substituí­dos pelo novo material.
A previsão de duração do projeto é de mais 3 anos; neste primeiro estágio inicial, o foco estão no desenvolvimento do material e estudo de maneiras para produzi-lo em escala industrial.

Edifício americano é projetado para evitar o desperdí­cio de energia

Solstice on the Park :O prédio ainda possui um sistema de coleta de água da chuva
Apartamentos ideais são aqueles que além da segurança, primam também pelo conforto. Por isso, imóveis que possuem ventilação no verão e iluminação natural no inverno são os mais desejados. Arquitetos dos Estados Unidos desenvolveram o projeto de um edifício capaz de unir as duas caracterí­sticas, diminuindo gastos de energia.
O prédio, chamado de Solstice on the Park, foi projetado pelo estúdio de arquitetura Gang em Chicago. Os projetistas descobriram que o ângulo de 71 graus das janelas capta a luz solar nos dias mais frios e mantém o ambiente fresco nos dias mais quentes.
Os arquitetos posicionaram cada janela de forma diagonal, permitindo um efeito cintilante. Assim que concluí­do, o edifício terá 26 andares e 145 apartamentos.
A ideia era aumentar a eficicácia energética do edifício a partir do projeto

Cada ambiente foi construí­do pensando em criar áreas independentes e viradas para o sul, de forma que seja possível captar a luz solar no inverno, reduzindo os custos com ar condicionado ou aquecedor.
O edifício ainda possui jardins exteriores, um salão de festas, escritórios, espaços para conferências e um estacionamento. A latitude, é uma característica chave para a construção, o projeto vira um ì­cone no que tange os grandes edifícios, diz a equipe em seu site.
Segundo o estúdio Gang, durante o projeto se pensou em diminuição do gasto de água e no reaproveitamento de materiais e recursos. O edifício terá um sistema de reutilização de água da chuva (a partir de um tanque de coleta que segue para uso comum) e ainda utilizar adesivos, tapetes e tintas com compostos orgânicos.

Óleo de cozinha vira combustí­vel no Ceará

A Petrobras Biocombustí­vel anunciou uma parceria para produzir biodiesel a partir de óleo de cozinha.
O acordo com a Rede de Catadores de Resí­duos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará foi assinado hoje de manhã em Fortaleza.
A parceria permitirá o desenvolvimento de ações em conjunto para a coleta dos chamados Óleos e Gorduras Residuais (OGR), especialmente o óleo de fritura de restaurantes, hotéis, padarias, lanchonetes, bares e residências de Fortaleza e região metropolitana.
O material será destinado á produção de biodiesel na Usina de Quixadá.
Segundo um levantamento feito pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Infraestrutura de Transporte e Logística de Energia, da Universidade Federal do Ceará, 52 milhões de litros de óleo de cozinha são despejados nos esgotos todo ano.
Inicialmente, serão sete associados e 250 pessoas envolvidas na implantação de um módulo de beneficiamento com capacidade para filtrar 30 mil litros/mês do óleo de fritura coletado. Também serão dada a garantia de compra deste óleo, com acompanhamento para gerir a entidade e treinamento para a coleta do OGR.
A parceria também prevê a elaboração de material de divulgação, apoio e assessoria jurídica e inclui outras entidades, como Sebrae, Semam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza), Coelce (Companhia de Energia Elétrica do Ceará), Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e Universidade Federal do Ceará.

Paraguai distribui lâmpadas de baixo consumo

O objetivo dessa medida é evitar que se repitam apagões que obrigaram o governo a declarar estado de emergência elétrica no início deste ano.
O governo paraguaio distribuirão gratuitamente á população cerca de 1,5 milhão de lâmpadas de baixo consumo para poupar energia e, dessa forma, evitar eventuais cortes de eletricidade durante o verão, diante de um forte aumento do consumo residencial.
O Paraguai, proprietário de duas hidrelétricas gigantes junto com Brasil e Argentina, enfrentou em fevereiro deste ano contí­nuos e prolongados apagões atribuídos a problemas nas redes de transmissão e aos ní­veis recordes de consumo.
A vice-ministra de Minas e Energia, Mercedes Canese, explicou a jornalistas que a Administração Nacional de Eletricidade (Ande) entregarão nos locais de cobrança três lâmpadas de baixo consumo por famí­lia, em troca do mesmo número de lâmpadas incandescentes.
Canese, que não disse quanto custarão essa troca aos cofres públicos, explicou que a entrega começarão a partir de dezembro por um perí­odo de dois meses. Informou ainda que, no próximo ano, serão distribuí­das 2 milhões de lâmpadas.
O objetivo dessa medida são evitar que se repita apagões que obrigaram o governo a declarar estado de emergência elétrica no iní­cio deste ano e acelerar a renovação de equipamentos obsoletos e redes de transmissão, além de recorrer a cortes programados para aliviar a carga do sistema.
O sistema elétrico paraguaio são altamente sensível ás condições climáticas porque a maior parte da carga é residencial e não industrial. A demanda elétrica cresceu cerca de 50 por cento nos últimos seis anos, principalmente pelo aumento do uso do ar condicionado.
O Banco Central informou ontem que o consumo de energia elétrica residencial cresceu aproximadamente 16 por cento no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo perí­odo de 2009.

Vento vai gerar 3% da energia do mundo

A energia eólica está cada vez mais competitiva, se expandindo rapidamente para além dos mercados tradicionais na América do Norte e Europa

A capacidade instalada de energia eólica  global deve atingir a marca de 200 gigawatts até o final deste ano, de acordo com projeto do Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council - GWEC).
Ao longo do último trimestre de 2010, 40GW deverão ser instalados, o que tornará o setor responsável por 3% da demanda energética mundial.
O bom momento do setor pode ser explicado pelos investimentos robustos recebidos nos últimos anos. Segundo o Renewable Global Status Report (Relatório da Situação Global das Energias Renováveis), em 2009, a energia eólica liderou os investimentos em fontes renováveis, recebendo 62% do total investido em todo o mundo. Foram cerca de 62,7 bilhões de dólares, quantia superior aos 55,5 bilhões de dólares investidos no ano anterior.
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Steve Sawyer, secretário-geral do GWEC, disse que o setor eólico dobrará a sua fatia de mercado até 2014 para 400 GW. Este salto será motivado principalmente pela China, Estados Unidos e Europa, mas outros países também entram em cena.
A energia eólica está cada vez mais competitiva, se expandindo rapidamente para além dos mercados tradicionais na América do Norte e Europa. Cerca de metade do crescimento tem acontecido nas economias emergentes e países em desenvolvimento, disse ele. E há muitos sinais encorajadores nos paí­ses da América Latina, incluindo Brasil, México e Chile, assim como a África do Norte acrescentou.
Segundo o especialista, a Grécia é outra na nação com mercado promissor. Para acelerar o crescimento do setor, o país aprovou na semana passada um investimento no valor de 1,5 bilhão de euros (R$ 1.27 bilhão de reais), para a instalação de um parque eólico de 700MW no norte do Mar Egeu. O projeto faz parte de um amplo programa de 2,1 bilhões de euros para projetos de energia renovável no paí­s.
Outro fator que pode estimular a expansão do setor na instalação de parques eólicos no mar. Segundo o GWEC, o custo de parques eólicos offshore poderão cair 25% até 2025.
Recentemente, o Reino Unido inaugurou o maior parque eólico offshore do mundo, na costa marí­tima da Inglaterra.
A perspectiva de longo prazo para o crescimento global de energia eólica serão apresentado por GWEC em outubro durante o seu Wind Power China 2010 conferência em Pequim. A finalidade de mostrar como alcançar 1.000 GW de capacidade instalada em todo o mundo até 2020.